Você está aqui
Home > Política > SENADO APROVA PROJETO QUE MUDA PARA UEZE ELIAS ZAHRAN NOME DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE CAMPO GRANDE

SENADO APROVA PROJETO QUE MUDA PARA UEZE ELIAS ZAHRAN NOME DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE CAMPO GRANDE

O Senado Federal aprovou nessa quarta-feira (04), projeto de lei do senador por Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad (PSD), que muda para Aeroporto Internacional de Campo Grande Ueze Elias Zahran, o nome do Aeroporto Internacional de Campo Grande, que está em reforma. A matéria agora segue para análise da Câmara dos Deputados.

“Essa homenagem veio da ideia de prestar aqui uma consideração a um homem que nasceu em Bela Vista, na fronteira com o Paraguai, no dia 15 de agosto de 1924 e se formou empresário de renome mundial em razão da sua visão de futuro e empreendedorismo […] Ueze Elias Zahran faleceu em 2018, aos 94 anos, deixando um legado de pioneirismo. O homem de negócios que o Brasil e o mundo conheceram sempre foi um visionário com olhar voltado para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, justificou o senador ao apresentar a proposta em Brasília.

Aeroporto Internacional de Campo Grande — Foto: Domingos Lacerda/TV Morena

Aeroporto Internacional de Campo Grande — Foto: Domingos Lacerda/TV Morena

O texto foi relatado pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT). O parlamentar que, entre os feitos de Ueze Elias Zahran, “está a criação da empresa de distribuição de gás Copagaz, em 1955; a constituição da Rede Mato-grossense de Comunicação, com sete emissoras de TV, rádios e sites, e uma das maiores empresas do setor do país; e a obtenção dos títulos de Cidadão Paulistano pela Câmara Municipal de São Paulo e de Guardião dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”.

Nelsinho Trad ressalta, na justificativa do projeto, que Ueze Zahran, em sua vida como empresário, dedicou-se aos mais diversos ramos da economia, como telecomunicações e energia, sempre priorizando a responsabilidade social. Além de Nelsinho Trad, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) também destacou a atuação profissional de Ueze Zahran.

Senado aprova projeto que muda para Ueze Elias Zahran nome do Aeroporto Internacional de C

Senado aprova projeto que muda para Ueze Elias Zahran nome do Aeroporto Internacional de C

Ueze Elias Zahran

No início, o sustento da família vinha do comércio: primeiro, um bar, seguido de uma padaria e depois uma torrefação de café. Logo, Ueze estava à frente dos negócios. Queria dar uma vida melhor para a mãe e os irmãos. Aventurou-se na venda de farinha, que ia buscar em São Paulo. Aos 21 anos, já exportava café para a Argentina.

No início da segunda metade dos anos 50, Ueze casou-se com dona Lucila, com quem teve 3 filhas: Márcia, Ana Karla e Simone, além de 6 netos e 3 bisnetos.

O primeiro grande negócio da família Zahran veio após o casamento, quando Ueze tinha 31 anos: uma distribuidora de gás. A Copagaz nasceu em 1955, quando ele conseguiu autorização do Conselho Nacional de Petróleo, passou a encher os tanques de gás, em São Paulo, e mandar por ferrovia para o antigo Mato Grosso.

Ueze Elias Zahran faleceu aos 94 anos — Foto: TVCA

Ueze Elias Zahran faleceu aos 94 anos — Foto: TVCA

Seis anos mais tarde, em 1961, o empresário expandiu a engarrafadora para a capital paulista. A Copagaz se tornaria, 60 anos depois, a 5° maior distribuidora de GLP do país.

O amor por dona Laila foi o fio condutor de uma trajetória de luta e sucesso. No natal de 1965, Ueze Zahran, junto com seus irmãos, inaugurou a TV Morena, 1° emissora do antigo Mato Grosso. Dois anos depois, inaugurou a TV Centro América.

Criou, em 1999, a Fundação Ueze Zahran, que entre outras atividades, oferece educação para adultos, curso de computação para idosos e promoção cultural para jovens e crianças.

Aeroporto Internacional de Campo Grande

 

Com um investimento previsto de R$ 71 milhões em um prazo de três anos e meio o aeroporto internacional de Campo Grande vai ter a capacidade do terminal de passageiros dobrada até 2022, quando as obras devem ser concluídas.

Desse total, R$ 39,9 milhões estão sendo investidos somente no terminal de passageiros. Os recursos vêm do governo federal. As obras foram iniciadas ainda em outubro de 2019, e a previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2022. As reformas devem gerar mais de 2 mil vagas empregos diretos e indiretos.

Fonte: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2021/08/05/senado-aprova-projeto-que-muda-para-ueze-elias-zahran-nome-do-aeroporto-internacional-de-campo-grande.ghtml?fbclid=IwAR13BT1W5dKdMyc3NlemNHUE58GI8LRnF9HmqQFUZ56wjsUsnLE8axQPSfQ

Foto: TV Centro América/Divulgação

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top