Você está aqui
Home > Local > PROJETO CONVIDA CONHECER PONTOS TURÍSTICOS DE BATAYPORÃ PEDALANDO

PROJETO CONVIDA CONHECER PONTOS TURÍSTICOS DE BATAYPORÃ PEDALANDO

Você sabia que Batayporã detém de um potencial turístico elevado, que te leva a conhecer belas paisagens? Existe um projeto que convida os batayporaenses a conhecer os pontos turísticos do município por um ângulo diferente: a bordo de uma bicicleta e busca incentivar a prática esportiva e a discussão da importância da exploração turística da cidade criada por Jan Antonin Bata.

Batizado de “Bike Tour Bata”, o projeto tem como objetivo desenvolver o turismo local, reconhecendo ainda as trilhas demarcadas pelo Klub Cescke Turistú, que são de pouco conhecimento dos moradores da região.

Em 2015, o Centro de Memória Jindrich Trachta em conjunto com o Klub Cescke Turistú fizeram a demarcação de 19 quilômetros de trilhas ecológicas utilizando um sistema de marcação internacional. Atualmente, existem três sistemas de trilhas espalhados pelo município: azul, vermelha e verde, que ao todo compõem 97 quilômetros. Todas elas começam e terminam no Centro de Memória e podem ser destinadas a caminhadas e ao cicloturismo.

O historiador e idealizador do “Bike Tour Bata”, Danilo Leite Moreira, acompanhado do Cônsul Honorário da República Tcheca em Mato Grosso do Sul, Evandro Trachta e Silva, representante do Centro de Memória Jindrich Trachta, apresentou ao prefeito Jorge Takahashi o projeto.

O encontro ocorreu no gabinete do Chefe do Executivo e contou ainda com a presença do secretário de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Sidney Olegário; e da diretora do Departamento de Turismo e Meio Ambiente, Fernanda Frutuoso.

Danilo explicou ao Prefeito e aos presentes que todo o passeio deverá conduzir o público nas trilhas demarcadas pelo Klub Cescke Turistú, por meio de visitas áudio guiadas, para que ao longo do percurso, os participantes possam ter conhecimento sobre a história do município, no perímetro urbano e da biodiversidade local, no perímetro rural, em áudios que serão gravados em português, inglês e tcheco.

O Historiador disse que além de promover o turismo local, existe ainda o contexto social em que os participantes poderão contribuir com a doação de alimentos não perecíveis que serão destinados para as instituições filantrópicas do município.

O prefeito Jorge Takahashi disse que o projeto é interessante para o município, pois uni o esporte, a cultura, o turismo, o bem-estar e ainda o social, destacando que a Prefeitura dará todo o respaldo para que possa ser desenvolvido.

“Acredito que esse projeto será uma nova alternativa para que a população possa conhecer a cidade de um ângulo diferente, desfrutando de belas paisagens e nesse meio tempo realizando uma atividade física e até colaborando com as instituições do nosso município. Vamos trabalhar para que Batayporã possa oferecer a logística necessária para que esse projeto seja desenvolvido”, afirmou o Chefe do Executivo Municipal.

Para que o projeto seja colocado em prática, em primeiro momento será necessário a elaboração dos áudios guias, que deverão ser produzidos por curadores especializados, e na sequência a aquisição das bicicletas, dos equipamentos de segurança e identificação, dentre outros materiais.

Fotos: Aline Leão/Assessoria PMB

Fonte: http://bataypora.ms.gov.br/noticias/institucional/projeto-convida-conhecer-pontos-turisticos-de-bataypora-pedalando?fbclid=IwAR2YDfl39evHh1U2i4BRJE9NLjavQq2GVTU-M4kM2CF8FiQseU-WFLKLdY8

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top