Você está aqui
Home > Local > PREFEITURA DE BATAYPORÃ ESCLARECE SOBRE O USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS

PREFEITURA DE BATAYPORÃ ESCLARECE SOBRE O USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS

Diante do número crescente de casos confirmados da infecção pelo novo coronavírus pelo mundo, muito se tem discutido a respeito do uso de máscaras por toda a população, como forma de proteção. Nesta terça-feira (14), a Prefeitura de Batayporã publicou matéria sobre o uso obrigatório de máscaras no município.

Em razão disso, a Administração Municipal vem a público esclarecer a população que a obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção será APENAS para o acesso a estabelecimentos e transporte coletivo ou compartilhado.

A determinação, conforme sugerido pelo Ministério da Saúde, está amparada no Decreto Municipal nº 28/2020. Ressalta, contudo, que o documento dispõe sobre a exigência do item de proteção para adentrar a qualquer estabelecimento, seja público ou privado; para embarque no transporte público coletivo e acesso ao terminal, bem como para táxi ou transporte compartilhado de passageiros.

A medida prevê ainda a obrigatoriedade para os funcionários de repartições públicas e privadas para o desempenho de suas atividades.

Cumpre esclarecer ainda que a multa no valor de R$ 2 mil será aplicada APENAS PARA OS ESTABELECIMENTOS que não cumprirem com as novas determinações instituídas no Decreto 28/2020, e demais Decretos Municipais já publicados e em vigor.

Ressalta-se ainda que com a escassez dos equipamentos de proteção individual (EPI) em face da pandemia, avalia-se o uso das máscaras caseiras que funcionam como barreiras na propagação da doença. As pesquisas têm apontado que a sua utilização impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população em todo o mundo e diminuição de casos.

As máscaras caseiras podem ser produzidas em tecido de algodão, tricoline, TNT, ou outros tecidos, que podem assegurar uma boa efetividade se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente.

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Foto: Aline Leão/Assessoria PMB

Fonte: http://bataypora.ms.gov.br/noticias/institucional/prefeitura-de-bataypora-esclarece-sobre-o-uso-obrigatorio-de-mascaras?fbclid=IwAR18k5X2bSAN1SFcGVAg-e32clRUQqXPy3-VbfLi1JsiQMaSXZWuoibSIyo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top