Você está aqui
Home > Esporte > MORRE O EMPRESÁRIO MINO RAIOLA

MORRE O EMPRESÁRIO MINO RAIOLA

Morreu neste sábado, em Milão, na Itália, o influente empresário Mino Raiola, de 54 anos. Agente de jogadores importantes do futebol mundial como Ibrahimovic, Pogba, Haaland, Verratti e vários outros, ele estava internado em condições críticas há algumas semanas. Ele tratava de um grave problema de saúde desde o início do ano, mas a causa da morte não foi divulgada.

Na última quinta, veículos da Itália e de outros países da Europa noticiaram a morte do agente. No entanto, pouco depois da divulgação da notícia, o próprio perfil oficial de Mino Raiola desmentiu a informação, com a ironia típica de sua atuação.

O Hospital San Raffaele, onde estava internado, esclareceu apenas que ele estava em estado grave. Um de seus principais clientes, Ibrahimovic o visitou no hospital em Milão na ocasião.

Duas grandes operações de clientes de Raiola são esperadas para a próxima janela de transferências: os novos contratos de Pogba e Haaland. O francês não vai renovar com o Manchester United e procura um novo clube, e o norueguês deve deixar o Borussia Dortmund.

Veja o comunicado da família:

Com infinito pesar, compartilhamos o falecimento do agente de futebol mais carinhoso e incrível que já existiu.

Mino lutou até o final com a mesma força que colocou nas mesas de negociação para defender nossos jogadores. Como sempre, Mino nos deixou orgulhosos e nunca percebeu.

Mino tocou tantas vidas através de seu trabalho e escreveu um novo capítulo na história do futebol moderno. Sua presença fará falta para sempre.

A missão de Mino de tornar o futebol um lugar melhor para os jogadores continuará com a mesma paixão.

Agradecemos a todos pelo enorme apoio recebido durante esses tempos difíceis e pedimos respeito à privacidade de familiares e amigos neste momento de luto.

A Família Raiola

Mino Raiola nasceu em Salerno, no sul da Itália, em novembro de 1967, e cresceu na Holanda. Ele chegou a jogar futebol na juventude, mas não se profissionalizou. Começou a carreira de agente na Sports Promotions, na transferência de jogadores holandeses para clubes italianos — destaque para a ida de Dennis Bergkamp para a Inter de Milão, em 1993.

A primeira grande transferência foi a ida de Pavel Nedved do Sparta Praga para a Lazio, depois da Eurocopa de 1996. Entre os grandes nomes do futebol internacional para quem ele trabalhou estão Paul Pogba, Zlatan Ibrahimovic, Romelu Lukaku, Jesse Lingard e Erling Haaland.

Em 2008, Raiola foi investigado pela Federação Italiana de Futebol (FIGC) por irregularidades em transferências. Ele chegou a ser banido pela FIGC por três meses em 2019.

Mino Raiola também ficou conhecido por sua personalidade polêmica, crítico de comentaristas e da imprensa esportiva. Uma de suas declarações mais chamativas foi quando chamou a Fifa de “ditadura comunista”, porque a entidade exigiu que qualquer agente só poderia receber 3% de comissão do valor total de uma transação.

Em agosto de 2016, ele conseguiu acertar a transferência de Paul Pogba da Juventus para o Manchester United, por €105 milhões — recorde na época. Raiola teria faturado €25 milhões com esse negócio, que chegou a ser investigado pela Fifa. Ao comentar sobre por que o meio-campista francês não rendeu tanto no time inglês, o agente italiano disse que o “United arruinaria até Pelé e Maradona”.

Ibrahimovic era um dos principais clientes de Mino Raiola — Foto: Getty Images

Ibrahimovic era um dos principais clientes de Mino Raiola — Foto: Getty Images

Fonte: https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2022/04/30/morre-o-empresario-mino-raiola.ghtml

Foto: Getty Images

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top