Você está aqui
Home > Local > MAIO AMARELO É ENCERRADO COM CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO EM BATAYPORÃ

MAIO AMARELO É ENCERRADO COM CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO EM BATAYPORÃ

Ao longo do mês de maio uma série de ações educativas para promover a segurança no trânsito como palestras, rodas de conversa, panfletagem, produção de textos e poemas, manifestos, teatro, muicalização e conscientização no comércio local e órgãos públicos foram realizadas em Batayporã.

As atividades fizeram parte da campanha “Maio Amarelo”, cujo objetivo é fomentar na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos no trânsito.

O movimento foi encerrado na última sexta-feira (31 de maio) com uma caminhada de conscientização pela área central do município, envolvendo estudantes das redes municipal e estadual de ensino, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), crianças e adolescentes assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Centros de Formação de Condutores e polícias Militar e Ambiental.

Durante o ato, os participantes exibiram cartazes sobre a importância da promoção de um trânsito mais seguro e muitos deles foram caracterizados com automóveis de papelão, sinalização de trânsito, com as cores do semáforo (verde, amarelo e vermelho) e como agentes de trânsito.

Neste ano, a mobilização teve como tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, e foi coordenada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SECEL) e Departamento de Trânsito e Transporte (DMTT).

A titular da SECEL, Sônia Nantes, afirmou que a programação foi encerrada com resultados positivos, no qual centenas de pessoas participaram das ações, além de um grande público que foi beneficiado indiretamente. “Nosso objetivo foi conscientizar a população quanto o respeito às regras e à legislação de trânsito. Acreditamos que o trabalho educativo faz a diferença na luta por um trânsito melhor”, enfatizou.

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, Wilson Eduardo, entende que ações de educação no trânsito refletem diretamente na mobilidade urbana. “Quando conscientizamos nossa população, estamos trabalhando diretamente na construção de um trânsito mais seguro. Campanhas como o Maio Amarelo reforçam a importância de que cada um faça sua parte no trânsito”, frisou.

Durante o mês o tema foi abordado em sala de aula, e os alunos produziram redação, frases, desenhos e cartazes. A redação produzida pela aluna Yasmin Vitória de Souza Salima, do 5º ano da escola municipal Anízio Teixeira da Silva, intitulada “Atenção no Trânsito” foi a selecionada como o melhor texto.

Os melhores desenhos e frases foram estampados em banners e faixas que foram carregadas pelos participantes durante a caminhada. Os três desenhos selecionados foram dos alunos, Letícia Gonçalves Bueno, do Pré II da escola Benedita Figueiró de Oliveira; Abner Raylan Pereira, do 1º ano da escola Anízio Teixeira da Silva; e Miriã Kethelyn Nunes Evangelista, do 2º ano da escola Anízio Teixeira da Silva.

As frases escolhidas foram: “Mais amor e atenção: Respeito no trânsito é questão de educação”, do aluno Luiz Eugênio Schulz, do 3º ano; “Nós somos o trânsito, pare, espere e siga, mas, principalmente preserve a sua vida”, da aluna Brenda Luiza Pilege Ferreira, do 4º ano; e “O trânsito é maravilhoso, mas também perigoso, nele devemos ter atenção, e ser um ótimo cidadão”, da aluna Stefany Gabriely Pereira de Souza, do 5º ano, todos da escola Anízio Teixeira da Silva.

Confira a redação da estudante Yasmin Vitória de Souza Salima:

                                             Atenção no trânsito

Você conhece o trânsito direitinho? Se não conhece, vou te explicar! No trânsito você não pode atravessar fora da faixa de pedestre.

Se o sinal estiver vermelho os carros irão parar para você.

Se o sinal estiver amarelo, atenção!

E se o sinal estiver verde, os carros vão passar de novo.

Ao dirigir não beba, não fume e não fale ao celular. Se ninguém respeita o trânsito acontece acidentes.

Você pode se cuidar, é só andar na faixa de pedestre, e usar cinto de segurança ao dirigir.

“Cuidar-se nunca é demais.”

Vale o mesmo para quem pilota moto, use capacete e não acelere mais do que deve. Olhe para os dois lados da rua, não atravesse sem um adulto por perto. Muitas pessoas já morreram por falta de atenção no trânsito.

Fonte: http://bataypora.ms.gov.br/noticias/educacao/maio-amarelo-e-encerrado-com-caminhada-de-conscientizacao-em-bataypora?fbclid=IwAR1SkdTisqiX4GyCjACq3jRR__C1iq_YLLKTxx35yH9XhnWMxwFVrkZ_6mk

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top