Você está aqui
Home > Política > FRENTE PARLAMENTAR E UNIVERSIDADES SE UNEM EM WORKSHOP QUE ENCERRA SEMANA DA ÁGUA

FRENTE PARLAMENTAR E UNIVERSIDADES SE UNEM EM WORKSHOP QUE ENCERRA SEMANA DA ÁGUA

Para encerrar as ações desenvolvida na Semana Estadual da Água, universidades se unem à Frente Parlamentar dos Recursos Hídricos para a realização de um Workshop com o tema: Compromissos e Contribuições das Instituições de Ensino Superior para a Manutenção da Qualidade dos Recursos Hídricos em Mato Grosso do Sul.

O Workshop acontece no próximo dia 25 de março, com início às 9 horas da manhã e transmissão on-line nas redes sociais da Assembleia Legislativa e na TV ALMS.

A inscrição também é on-line e está aberta, basta clicar aqui.

Autor da Lei que instituiu a Semana Estadual da Água, o deputado Renato Câmara falou da importância do workshop. “Nossas universitárias são referência em todo o Estado e a contribuição dos nossos pesquisadores, alunos e professores é fundamental na promoção da preservação dos recursos hídricos.”, afirma o parlamentar, criador e coordenador da Frente Parlamentar.

Entre as instituições que realizam o workshop estão a UCDB (Universidade Católica Don Bosco), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UNIDERP (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal) e UNIGRAN (Centro Universitário da Grande Dourados).

Além das universidades, ainda realizam o evento Assembleia Legislativa do Mato grosso do Sul; Frente Parlamentar de Recursos Hídricos e Gabinete Deputado Renato Câmara.

Confira a programação completa

UCDB – Tema: “Saneamento Ambiental e recursos hídricos: gestão e tecnologias”

• Professor Fernando Jorge Magalhães Filho – Bolsista Produtividade do CNPq. Doutor em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (UFMS). Engenheiro Sanitarista e Ambiental. Professor e pesquisador da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), coordena o núcleo técnico ambiental do Centro Integrado de Proteção e Pesquisa Ambiental – CEIPPAM, vinculado ao Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador de mestrado e doutorado pelos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária e Desenvolvimento Local. Pós-doutorado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PGTA) com mobilidade internacional na Universidade de Aarhus, Dinamarca e Universidade Tecnológica de Pereira, na Colômbia.

UEMS – Tema: Tema: Ciência e tecnologia: águas para o futuro

• Vinicius de Oliveira Ribeiro – Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2006), possui Mestrado (2011) e Doutorado (2013) em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos – PGTA/UFMS. É Conselheiro Federal Suplente do CONFEA e Professor Adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Atua no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e no Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais (PGRN), em Dourados/MS. É coordenador do Laboratório de Modelagem em Saneamento e Geotecnologias – LASANGE/UEMS. Foi Fiscal Ambiental do IMASUL/SEMAC-MS (2006 – 2007), Engenheiro Projetista e Gestor de Projetos de Esgoto da Empresa de Saneamento de MS – SANESUL (2007 – 2013) e Professor do Instituto de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso- IFMT (2013 – 2015). Como Conselheiro Efetivo do CREA/MS (2015-2021), foi Vice-Presidente, e coordenou a Comissão de Meio Ambiente, a Comissão de Ensino e Atribuição Profissional (CEAP) e a Comissão de Ética Profissional. Tem atuado como perito Ad hoc do MPMS, consultor ad hoc para CNPq, CAPES, FAP´s e várias revistas científicas. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária-Ambiental e Geotecnologias, com foco de atuação nos campos de Drenagem e Tratamento de Águas Residuárias (Domésticas e Industriais), Saneamento Básico, SIG´s livre e Sensoriamento Remoto Ambiental Aplicado.

UFGD – Tema: Reflexões das ações antrópicas em recursos hídricos no MS

• Professora Alexeia Barufatti Grissolia – Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pelo Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pelo Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Professora Associada I da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da UFGD (2008-atual), nas disciplinas de Genética Aplicada, Biologia Molecular e Biotecnologia Animal nos cursos de graduação em Biotecnologia e Ciências Biológicas. Atua na coordenação do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Meio Ambiente da FCBA/UFGD. Orientadora e membro permanente dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – Biodiversidade e Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia Ambiental.

UFMS – Tema: “Contribuições da UFMS na geração de conhecimento sobre recursos hídricos”.

• Professora Maria Helena da Silva Andrade – Doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo-USP (2011) e mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia – FAENG. Tem experiência na área de Ecologia de Ecossistemas Aquáticos, com ênfase em bioindicadores de qualidade de água. Estuda as questões relacionadas ao planejamento ambiental urbano e tem experiência, como técnica, em elaboração de Planos Diretores e Zoneamento Ecológico Econômico. É docente permanente no Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências (Mestrado e Doutorado), na Linha de Pesquisa: Educação Ambiental do Instituto de Física/UFMS.

UNIDERP – Tema: “Água no contesto estratégico da geração de energia elétrica”

• Professor: José Francisco dos reis Neto – Graduado em engenharia elétrica pela Unesp; Mestrado em Investigación en Administración y Economia de La Empresa Universidad de Salamanca; Mestrado em Administração pela Universidade federal do Rio Grande do Sul; Doutor em Economia de La Empresa pela Universidade de Salamanca, Espanha, com qualificação Sobressaliente Cum Laude e Menção Doutor Internacional; Professor da Universidade Anhanguera- Uniderp dos Programas Atricto Sensu em MDR – Meio Ambiente e desenvolvimento Regional e MPA – Produção e Gestão Agroindustrial.

UNIGRAN – Tema: “Resíduos Sólidos e os Impactos nos recursos Hídricos”

Professora Alessandra Silveira Antunes Araújo – Graduada em Química pelo Centro Universitário de Lavras (2002). Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (2007), com área de concentração em Recursos Ambientais e Uso da Terra e linha de pesquisa em Química, Poluição e Degradação do Solo. Doutora em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015), com área de concentração em Química Analítica e linha de pesquisa em Eletroanalítica. Atualmente, docente e membro do NDE do curso de Biomedicina no Centro Universitário UNIGRAN Capital, Campo Grande – MS.

Fonte: https://renatocamaraoficial.com.br/publicacoes/frente-parlamentar-e-universidades-se-unem-em-workshop-que-encerra-semana-da-gua

Foto: Wagner Guimarães/ALMS

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top