Você está aqui
Home > Economia > CONSTRUÇÃO CIVIL REGISTRA EXPECTATIVA POSITIVA NO SETOR, SEGUNDO A CNI

CONSTRUÇÃO CIVIL REGISTRA EXPECTATIVA POSITIVA NO SETOR, SEGUNDO A CNI

A atividade recuou em janeiro na comparação com o mês anterior, mas foi mais branda que em anos anteriores

A indústria da construção civil registrou avanço em todos os índices de expectativas. O otimismo em realção ao nível de atividade, número de empregados, compra de matérias-primas e novos empreendimentos avançou em fevereiro em relação a janeiro deste ano, de acordo com a pesquisa Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta quinta-feira (17) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O aumento também ocorreu na comparação com os últimos 12 meses. Foram ouvidas 428 empresas, sendo 157 de pequeno porte, 183 de médio porte e 88 de grande porte, entre 1° a 10 de fevereiro de 2022.

A expectativa em relação ao nível de atividade, que avançou 1,2 ponto, para 58,5 pontos e atingiu o maior nível desde o pré-pandemia (fevereiro de 2020, quanto estava em 59,1 pontos), é um dos destaques.

O indicador de novos empreendimentos e serviços aumentou 0,8 ponto e alcançou 56,6 pontos. Em relação ao número de empregados, a alta foi de 55,5 para 55,9 pontos.

Segundo o gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a expectativa para o nível de atividade atingiu o maior patamar desde o pré-pandemia. “Nos últimos dois meses, todos os índices de expectativas começaram a subir na comparação com o mês anterior, sendo que a expectativa de contratações cresce há cinco meses. Esse comportamento nos indica um otimismo crescente e cada vez mais disseminado entre as empresas”, explica.

Em janeiro, a atividade e o emprego da construção registraram queda pelo terceiro mês consecutivo. As quedas de janeiro de 2022, no entanto, foram menos intensas do que as de janeiro de anos anteriores.

A Utilização da Capacidade Operacional recuou 1 ponto percentual em janeiro de 2022 relação a dezembro de 2021 e está em 65%. Apesar do recuo, o indicador é o maior para o mês desde 2014, quando a UCO se situava em 70%.

 

Fonte: Portal R7 Noticias

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top