Você está aqui
Home > Saúde > BATAYPORÃ INTENSIFICA COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

BATAYPORÃ INTENSIFICA COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Preocupada com os casos de Dengue no estado do Mato Grosso do Sul, a secretaria municipal de saúde de Batayporã, Marcela Leite, solicita a população que continue vigilante e combatendo o mosquito Aedes aegypti em seus quintais.

Marcela Leite lembra a população de Batayporã que devido aos fatores climáticos, o período se torna favorável para o aumento do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A orientação é não dar oportunidade para o mosquito agir.

Em caso de suspeita, é importante procurar o serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

Além disso, ao chegar ao local de hospedagem, verificar cuidadosamente se há algum criadouro do mosquito e o eliminar. Em passeios turísticos, utilize roupas que protejam o corpo contra picadas de insetos.

O mosquito gosta muito de lugares escuros, então é muito frequente a picada embaixo das mesas. E o uso de repelentes também pode ajudar a reduzir o número de picadas, esclarece o Ministério da Saúde.

Alerta da secretaria estadual de saúde.

O alerta também vem da espera estadual. Conforme o Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgados nesta semana, até o dia 15/01, três pessoas vieram a óbito por dengue até o momento no Mato Grosso do Sul e tem alguns relatos de que as unidades de saúde estão com muita procura.

Conforme os dados retirados do SINAN ONLINE das últimas semanas de dezembro e primeiras semanas de janeiro de 2020, muitos municípios estão zerados ou com poucos casos inseridos nas planilhas.

A diretora geral de vigilância de saúde, Larissa Castilho, lembra que a distribuição dos insumos são atrelados a notificações. Ela informou que o Ministério da Saúde acompanha as notificações pelo sistema oficial – SINAN.

‘O empenho na notificação é essencial, pois é através dele que podemos justificar o pedido de inseticidas e demais insumos’, pontua a diretora. (Com informações da Agência Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde).

Foto: Divulgação

Fonte: http://www.bataypora.ms.gov.br/noticias/servicos/bataypora-intensifica-combate-ao-mosquito-aedes-aegypti?fbclid=IwAR3DSwHq_0WBYIThKKaq_kVDth4AiH3RcJU6GgIuV99Q6yyevPlYCYS2XGA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top