Você está aqui
Home > Esporte > ANÁLISE: SÃO PAULO CUMPRE PLANEJAMENTO À RISCA E SOBRA NA SUL-AMERICANA

ANÁLISE: SÃO PAULO CUMPRE PLANEJAMENTO À RISCA E SOBRA NA SUL-AMERICANA

São Paulo usou a Sul-Americana para dar minutos a atletas que jogavam menos e recuperar a confiança de outros. Depois de seis rodadas e uma etapa de grupos concluída com cinco vitórias e um empate, o planejamento foi cumprido à risca, com direito a uma noite de quarta-feira repleta de garotos, responsáveis por assegurar a segunda melhor campanha do torneio.

Na vitória por 1 a 0 sobre o Ayacucho, nesta quarta-feira, Rogério Ceni escalou dez crias de Cotia como titulares e bateu um recorde histórico do clube. De Thiago Couto a Caio, peças jovens se destacaram e ganharam minutos preciosos. O atacante, por exemplo, terminou a noite como o craque da partida e emocionado com o primeiro gol como profissional.

– O choro veio por toda a minha trajetória na minha cidade em Limeira com a minha escolinha. Não consegui segurar as lágrimas. Só queria jogar minha felicidade para fora. Foi um momento inexplicável. Estava me preparando para esse momento, pude fazer o gol e me emocionar diante da torcida – afirmou.

Outros tiveram nesta quarta a primeira experiência como profissional, casos de Beraldo, Léo Silva, Palmberg e Maioli. Todos estrearam, e alguns chamaram a atenção de Rogério Ceni, que usou 35 jogadores durante os seis jogos do torneio.

– A gente vai vendo opções. Temos o Luizão que vem jogando, o Beraldo que foi bem firme no jogo de hoje. São meninos que encararam um time que bate bastante. Para garotos é bom que apanha e aprende (risos). Quando dá a oportunidade, dá uma cacetadinha nele (risos) – comentou Rogério Ceni.

A presença de jovens na última rodada, com o Tricolor classificado, ratificou o planejamento da comissão técnica. Desde a estreia contra o próprio Ayacucho, no Peru, a Sul-Americana serviu para dar rodagem a peças jovens, recuperar alguns como Arboleda e descansar nomes fundamentais como Calleri, Diego Costa e Rafinha.

Arboleda comemora o gol anotado contra o Everton — Foto: Staff Images/Conmebol

Arboleda comemora o gol anotado contra o Everton — Foto: Staff Images/Conmebol

Arboleda, por sinal, voltou a ser protagonista do elenco pelo desempenho na competição continental. O equatoriano entrou como titular nas três primeiras partidas, atuou em alto nível e recuperou a vaga na equipe ideal de Ceni.

De quebra, ainda anotou dois gols e começou uma fase artilheira que se confirmou na Copa do Brasil, diante do Juventude. O zagueiro foi titular nos últimos cinco jogos do São Paulo pelo Brasileiro.

No meio-campo, Rodrigo Nestor usou a Sul-Americana para recuperar a confiança após ser afastado por uma indisposição. Contra o Jorge Wilstermann, anotou dois gols e iniciou uma semana de alto nível, concluída com outra boa exibição no clássico contra o Corinthians.

Ceni rodou o elenco e assegurou uma das melhores campanhas do torneio — Foto: Marcos Ribolli

Ceni rodou o elenco e assegurou uma das melhores campanhas do torneio — Foto: Marcos Ribolli

No setor ofensivo, ao mesmo tempo em que deu chance a jovens como Caio e Maioli, Ceni descansou Calleri. Artilheiro do time na temporada com 15 gols, o camisa 9 somou apenas 18 minutos em campo nas seis primeiras partidas pelo torneio.

O jogo contra o Ayacucho significa o fim do período de testes e de minutagem para atletas com menos espaço dentro do elenco. Embora Ceni trate o Brasileirão como a direção são-paulina, o torneio continental pode valorizar o clube tanto institucionalmente quanto financeiramente.

Pela classificação às oitavas, o São Paulo faturou 500 mil dólares (quase R$ 2,5 milhões). Na sexta-feira, o Tricolor conhecerá o adversário do primeiro mata-mata e qual rumo a comissão técnica tomará para o torneio continental.

Vem mais rodagem com os 35 atletas utilizados ou chegou o momento de os protagonistas do elenco aparecerem no torneio? Só Rogério Ceni terá a resposta nas semanas de 29 de junho e 6 de julho, datas pré-estabelecidas para as oitavas da Copa Sul-Americana de 2022.

Veja as entrevistas de Rogério Ceni e Caio após vitória do São Paulo sobre o Ayacucho

podcast ge São Paulo está disponível nas seguintes plataformas:

 

Fonte: https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2022/05/26/analise-sao-paulo-cumpre-planejamento-a-risca-e-sobra-na-sul-americana.ghtml

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top