Você está aqui
Home > Cultura > TAKAHASHI PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO FUNDO DE INVESTIMENTOS CULTURAIS

TAKAHASHI PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO FUNDO DE INVESTIMENTOS CULTURAIS

A cultura sul-mato-grossense com suas múltiplas facetas, linguagens e manifestações ganhou um grande reforço na última quinta-feira (12). Isso porque o governador Reinaldo Azambuja autorizou R$ 6 milhões do Fundo de Investimentos Culturais 2019 (FIC) para o fomento de produções culturais durante o ano de 2020.

O prefeito de Batayporã, Jorge Takahashi, participou da solenidade de liberação dos investimentos que irá contemplar Pessoas Jurídicas de Direito Público, ou seja, prefeituras ou órgãos municipais de cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, com 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais).

Serão contempladas as áreas de Arquivo; Artes Cênicas; Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Biblioteca; Folclore; Formação; Literatura, Livro e Leitura; Música; Patrimônio Cultural; Museus, Arquivos e Bibliotecas; Pesquisa Cultural e Publicação e Capoeira.

Na ocasião, Takahashi destacou a iniciativa do Governo do Estado, afirmando que esses investimentos vão contribuir para fomentar a política cultural da cidade e movimentar a economia, gerando emprego e renda.

“Em tempos em que tem sido muito difícil fazer arte, porque os sistemas de financiamento em todo o país estão muito reduzidos, o Governo do Estado vem na contramão e investe para continuar fortalecendo o trabalho dos artistas do nosso Estado”, enfatizou o Prefeito de Batayporã.

O Chefe do Executivo Municipal esteve acompanhado pela assessora de gestão da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Sueli Nantes, e pela coordenadora municipal de Proteção Social Básica, Adriana Tavares. O evento também contou com a presença da presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Maria Caseiro; além de prefeitos e gestores dos municípios sul-mato-grossenses.

FIC – O objetivo do FIC é contemplar a produção cultural sul-mato-grossense, fomentando a criação e a difusão da produção artística em sua diversidade de manifestações, com prioridade para a formação e a circulação de bens culturais por todas as regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, como forma de ampliar o acesso à formação de novos públicos e garantir o pleno exercício dos direitos culturais.

As inscrições iniciaram no dia 15 de dezembro e seguem até 05 de fevereiro de 2020.

O valor máximo por projeto será de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais). Caso o projeto seja de valor superior, o proponente deverá comprovar, no ato da inscrição, a fonte que financiará a complementação do valor. Cada proponente poderá inscrever somente 01 (um) projeto neste Edital.

Todos os projetos devem prever ações de acessibilidade, de democratização das ações culturais e que minimizem impacto ambiental. O projeto cultural incentivado deverá utilizar prioritariamente recursos humanos, materiais e naturais disponíveis no Estado de Mato Grosso do Sul.

Fotos: Divulgação
Fonte: http://bataypora.ms.gov.br/noticias/cultura/takahashi-participa-de-lancamento-do-fundo-de-investimentos-culturais?fbclid=IwAR07j0ENQAtmjmzAY7ok_wRnzI-Hy6vTLKeRjdIzuTKHL0uPQqyN9ocHTYU

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top